Uncategorized

Crepe suzette: o que é e como é feito essa saborosa iguaria

Crepe Suzette é uma sobremesa francesa feita de uma panqueca fina com manteiga doce e molho de açúcar. O nome Crepe Suzette vem da palavra francesa para “atrevido”, que é “suzette”.

O prato foi criado para o rei Luís XIV da França em 1869 pelo Chef Henri Charpentier no restaurante Maxim’s Paris. Crepe Suzette é geralmente servido com chantili, frutas frescas e calda de chocolate.

O crepe Suzette perfeito é uma sobremesa que leva tempo e paciência para fazer. É uma receita que requer os ingredientes certos, habilidade e técnica. Neste artigo, entenda mais sobre a história desse delicioso crepe e algumas receitas para você fazer.

História do Crepe Suzette

O Crepe Suzette é uma iguaria proveniente da França e consiste em fazer crepes e passar manteiga, utilizando raspas de tangerina ou licor cítrico de laranja e servi-lo flambado.

Não se sabe exatamente qual a história oficial da criação dos Crepes Suzette, mas além da história que Luís XIV foi um dos idealizadores com um chefe famoso, outra lenda diz que eles foram feitos por Auguste Escoffier, um chef francês que desenvolveu a ideia para homenagem do rei Eduardo VII da Inglaterra.

A história conta que Suzette era o nome de uma jovem que vendia flores violetas e se aproximou do rei de maneira tão simpática e delicada que o monarca ficou encantado, batizando o nome da iguaria com seu nome.

Apesar de não haver um consenso quanto a nomeação, algo que é confirmado entre todos é que o Crepe Suzette é um dos crepes mais deliciosos da França. Ele é perfeito como uma boa sobremesa e um vinho ou frisante refrescante. Veja a seguir algumas receitas que podem ser feitas com Crepe Suzette em sua casa.

Como fazer receita de Crepe 

Antes de mais nada, é importante saber como fazer os crepes, pois eles devem estar prontos para dar prosseguimento a receita.

Primeiro você precisa cozinhar os crepes. Isso pode ser feito adicionando ovos, leite, manteiga e farinha a um liquidificador ou processador de alimentos. A massa deve então ser cozida em uma frigideira quente até que ambos os lados estejam dourados.

Basicamente, essa é a receita básica de Crepe e caso tenha alguma dúvida, veja este link daqui do blog, de receita base de Crepe. A seguir, duas receitas de crepe Suzette, sendo uma conhecida e outro modificada:

Crepe Suzette- Receita básica

  • Após fazer os crepes, disponha em cima do outro e reserve;
  • Em seguida, você precisa adicionar um pouco de açúcar e suco de laranja em uma panela em fogo médio-alto com um pouco de manteiga até virar uma calda de laranja;
  • Depois, adicione a calda reduzida na panela em fogo alto por apenas um minuto antes de despejá-la sobre os crepes em seu prato. Sirva com chantili e bom apetite!

Crepe Suzette a La Casserole

Com os crepes prontos, veja os ingredientes necessários e o modo de preparo de um Suzette a La Casserole.

Ingredientes:

  • 80 gramas de manteiga;
  • 200 gramas de açúcar;
  • 400 ml de suco de laranja;
  • Raspas de 2 limões, de preferência taiti;
  • 80 ml de licor Cointreau;
  • 20 ml de licor de laranja Grand Marnier para flambar.

Modo de preparo:

  • Em um frigideira, derreta o açúcar e acrescente a manteiga;
  • Aguarde o derretimento e mexa bem. Agora, coloque o suco de laranja e deixe formar uma calda espessa, e para isso, deve ficar até 3 minutos no fogo médio/baixo;
  • Adicione as raspas de limão e coe a calda em seguida, devolvendo-a para a frigideira;
  • Disponha cada crepe em triângulo e coloque a calda um a um, deixando bem coberto;
  • Por fim, flambe a iguaria colocando os licores. Para isso, coloque a quantidade indicada e depois acenda um fósforo e coloque o fogo sobre o crepe;
  • A chama abaixa e se apaga sozinha, e depois disso ocorrer, finalize com tirinhas de tangerina ou cascas de frutas. Sirva com sorvete de creme.

Sempre trazemos dicas de receitas incríveis e sofisticadas para você fazer em seu dia a dia. Teste as ideias daqui e deixe seu comentário abaixo, de como foi seu evento com Crepe Suzette.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo